Como começar a empreender em 3 passos!


Vejo muitas mulheres, em grupos das redes sociais e também pessoalmente, que tem o desejo de empreender, mas não sabem como começar, com dúvidas de idéias para trabalhar com home office e como se organizar entre casa, filhos e empreendimento.

Nesse post vou falar um pouquinho desse assunto e espero de coração conseguir ajudar algumas mães que estão com essas dúvidas a dar o primeiro passo.

Antes de mais nada, por favor, eu e como ninguém, tem a “chave do sucesso”, o que temos são experiências e algumas de nós já percorremos o “caminho das pedras”, umas mais que as outras e isso ajuda ( e acredito muito) quem deseja trilhar esse caminho também. Então este post é baseado nas minhas experiências, ok?!!

Então, vem comigo!!!

A maior dúvida por onde começar é ter idéias do que fazer, não é mesmo? Se você pesquisar no google você vai encontrar milhares de sites que dão dicas de trabalhos home office, mas acredito que todas essas idéias não é o suficiente, então vou te dar três dicas de como escolher o seu ramo de atividade:

1 – Talentos e Habilidades

Quais são seus dons? Seus talentos? Aquilo que você tem facilidade para executar? O dom que nasceu com você? Pense bem, faça uma lista, pergunte aos seus amigos, pergunte ao seu cônjuge, pergunte aos seus familiares. E antes amiga que você pense “Mas eu não tenho nenhum dom” eu já te respondo: “Sim com certeza você tem, todos nós nascemos com dons e talentos”.

Basta parar para refletir que você vai reconhecê-los. Por exemplo: dom para escrever, para falar em público, para cantar, organização, para vender, facilidade para trabalhar com artesanato, para cozinhar.

Depois que você fizer a lista e encontrar seus talentos, avalie se você pode ganhar dinheiro com ele com um negócio próprio.

2 – Conhecimento e Know how

Você pode usar a experiência que você possui para trabalhar por conta própria, e estou dizendo experiência profissional mesmo.

Suas habilidades e competências profissionais podem te ajudar a seguir carreira solo, independente da sua área de atuação, o mercado é gigantesco e tem lugar para todos, seja designer, fotógrafa, contadora, administradora, professora, profissional de TI, bióloga, esteticista, etc, etc, etc.

3 – Nicho por necessidade

Se você tem perspicácia para criar um produto ou serviço a partir da necessidade do mercado, então você tem uma grande oportunidade de negócio em suas mãos.

Quer um exemplo? Eu tenho dois filhos, meninos, e sempre, sempreee achei tão sem graça as roupas nas lojas para comprar para eles, sem variedade, tudo igual e sem contar a quantidade, tipo são duas araras de camisetas e bermudas entendiantes para o restante da loja em roupas cutes, fofas e fashion para as meninas.

Lembro que há uns 4 anos atrás lí uma reportagem de uma mãe que, assim como eu e tantas mães de meninos, cansada de não encontrar roupas fashion e diferentes para o filho, resolveu criar sua própria confecção infantil masculina.

E tcham, ela fez da necessidade, uma oportunidade!

MAS A DICA MAIS IMPORTANTE QUE VOU TE DAR É: FAÇA AQUILO QUE VOCÊ AMA, QUE VOCÊ TEM PAIXÃO INDEPENDENTE SE FOR PELO TALENTO, POR KNOW HOW OU UMA OPORTUNIDADE!
É SUA PAIXÃO QUE VAI TE MOTIVAR A EMPREENDER E TE DARÁ A FELICIDADE DE TRABALHAR SENDO SEU PRÓPRIO CHEFE!

Mas se ainda assim você está em dúvida de como começar a dar os primeiros passos, na prática mesmo, eu te digo:

Se você está trabalhando em empresa privada, vive sonhando em ter seu próprio negócio mas tem medo de “trocar o certo pelo duvidoso”, o que é super normal, claro, então pense na possibilidade de começar em suas horas vagas.

“Hahaha horas vagas, como se alguma mãe tivesse horas vagas né?” Eu sei que você pensou algo do tipo, eu sei, sou mãe e horas vagas é o que não temos, mas quando queremos realmente alcançar um objetivo, de verdade, encontramos um meio, não é mesmo?

Pensa com carinho e você vai conseguir paralelamente ao seu trabalho executar seu projeto pessoal, e assim ele vai ganhando força e você confiança, até que seu sonho se torne realidade!

Da mesma forma vale a dica para quem já optou em ficar em casa cuidando dos filhos, o importante é trabalhar em prol da realização de seus sonhos!

Então amiga, se inspire e mão na massa!!!

Boa sorte e sucesso!!